Ufa! Talvez você tenha se espantado com a descrição que fiz sobre a minha formação profissional e atuação como professor em Logística, mas é isso mesmo! Sempre fui um apaixonado por estudar e adquirir novos conhecimentos e daí a ter a vontade de transmiti-los, foi literalmente “um pulo”. Mas eu vou lhe explicar direitinho como tudo aconteceu.
"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento".
Eu nasci na cidade do Rio de Janeiro, sempre maravilhosa, no ano de 1962. Fiz toda a minha formação básica no tradicional Colégio Pedro II, do qual muito me orgulho em ter sido aluno. Foi nesse colégio que conheci a Matemática e a Química, duas matérias com as quais logo me identifiquei. E foi a partir da sugestão de uma professora que conheci a Engenharia Química e decidir seguir por esse caminho.
Graduei-me em Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo concluído a graduação em 1986. No ano seguinte comecei a trabalhar na Petrobras, que foi praticamente meu único emprego, e pela qual tenho uma admiração toda especial
Ao longo do desenvolvimento da minha carreira profissional, lá pela década de 90, comecei a me aprofundar na área de logística. Tive a oportunidade de fazer um MBA em Logística, pela COPPEAD/UFRJ em 2002. Mais tarde, adquiri o grau de Mestre em Logística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em 2010. Sou membro do CSCMP – Council of Supply Chain Management Professionals.
Depois de ter atuado em várias áreas da logística da Petrobras, seja no Brasil ou no exterior, ingressei na área de educação corporativa da companhia. Atuei, então, como professor a e na coordenação de cursos de capacitação da área de Logística.
Esse contato com a educação me mostrou, já em um momento mais adiantado da minha vida profissional, que havia ainda um grande leque de opções. Por isso, passei também a atuar como docente em cursos de algumas instituições e na elaboração de conteúdos para cursos a distância.
Depois de mais de 30 anos de trabalho, era hora de me aposentar, o que ocorreu no final de 2019.
Acontece que essa experiência foi tão enriquecedora que comecei a pensar em criar alguma forma de transmitir o que eu havia aprendido ao longo de todo esse tempo, para um maior número de pessoas.